Quem somos

 

 

A Rede Mulher e Mídia (RMM) é uma rede feminista, formada por ativistas e profissionais, representantes de movimentos, veículos e/ou organizações ocupadas com as temáticas da comunicação e os direitos das mulheres.

Surgiu a partir de um seminário sobre “O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia”,  organizado em março de 2009, em São Paulo, pelas participantes de uma iniciativa chamada Articulação Mulher e Mídia, e que teve como resultado uma proposta de atuação em rede.

Ainda em novembro de 2009, mulheres de diferentes estados se reuniram em  Conferência Livre Virtual das Mulheres, via  Sistema Interlegis, para  debater e construir uma Plataforma das Mulheres para a I Conferência Nacional de Comunicação, que aconteceria no mês de dezembro,  em Brasília. E também para discutir a organização da rede.

A reivindicação do espaço digno para as mulheres na mídia, a crítica à exploração e hipererotização da imagem, a  imposição de padrões em programas e propagandas revelaram-se  um conjunto de pautas decisivas para a garantia dos direitos das mulheres como um todo.  A exclusão de vozes e diversidades, as condições desiguais de trabalho no setor midiático, e a desvalorização ainda mais dramática da presença e imagem das mulheres negras, trouxeram à rede temas transversais à todas as relações da sociedade brasileira, fortemente vulneráveis à homofobia, lesbofobia, discriminações de cunho étnico racial, religioso e econômico.  Esses temas aproximaram a rede de uma luta igualmente fundamental e indissociável dos seus objetivos: pelo direito social à comunicação e a democratização dos meios no Brasil.

Foram realizados nos últimos anos … encontros e seminários nacionais, convocados por iniciativa de entidades participantes, debatendo agendas estruturais ou conjunturais de preocupação da rede, sendo o mais recente, o 9º Seminário Nacional sobre a Mulher e a Mídia, organizado pelo Instituto Patrícia Galvão para os dias 22 e 23 de Abril, com o tema: Mídia, Zika e Direitos das Mulheres.

As integrantes da rede dialogam por meio de uma lista de e-mails na internet e mantêm uma página no Facebook. O site da Rede Mulher e Mídia tem o objetivo de dar visibilidade a conformação, temas e ações da rede, bem como facilitar a comunicação com demais segmentos da sociedade brasileira.

Interessadas em saber mais ou participar da rede devem entrar em contato com mulheremidia@gmail.com e solicitar informações.